segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Positioning


Em marketing, o posicionamento passou a significar o processo pelo qual os comerciantes tentam criar uma imagem ou identidade na mente de seu mercado-alvo para seu produto, marca ou organização.
Re-posicionamento envolve mudar a identidade de um produto, em relação à identidade de produtos concorrentes, na mente coletiva do mercado-alvo.
De posicionamento envolve a tentativa de alterar a identidade de produtos concorrentes, em relação à identidade de seu próprio produto, na mente coletiva do mercado-alvo.

Embora existam diferentes definições de posicionamento, provavelmente o mais comum é: "A posição de um produto é como compradores potenciais de ver o produto", e é expressa em relação à posição de concorrentes.

Posicionamento é um conceito em marketing que foi popularizada por Al Ries e Jack Trout, no livro best-seller "Posicionamento - a batalha pela sua mente".

O que a maioria irá concordar é que o posicionamento é algo (percepção) que acontece na mente do mercado-alvo. É a percepção global do mercado de uma determinada empresa, produto ou serviço em relação às suas percepções sobre os concorrentes na mesma categoria. Ela vai acontecer ou não a gestão de uma empresa é pró-ativa, reativa ou passiva sobre o processo em curso de evoluir de uma posição. Mas uma empresa pode influenciar positivamente a percepção esclarecida através de ações estratégicas.

Geralmente, o processo de posicionamento do produto envolve:

1. Definição do mercado em que o produto ou marca irá concorrer (que os compradores são relevantes)
2. Identificar os atributos (também chamados de dimensões) que definem o espaço do produto
3. Coleta de informações a partir de uma amostra de clientes sobre suas percepções de cada produto com atributos relevantes
4. Determinar partes de cada produto da mente
5. Determinar a localização atual de cada produto no espaço do produto
6. Determinar a combinação de mercado-alvo preferencial de atributos (referido como um vector ideal)
7.Examine o encaixe entre:
A posição do seu produto
A posição do vetor ideal
8. Posição.
O processo é semelhante para o posicionamento dos serviços de sua empresa. Serviços, no entanto, não possuem os atributos físicos de produtos - ou seja, não podemos senti-los ou tocá-los ou mostrar fotos do produto agradável. Então, você precisa pedir primeiro os seus clientes e depois a si mesmo, qual o valor que os clientes obtem a partir de meus serviços? Como eles estão melhor fora de fazer negócios comigo? Também perguntar: existe uma característica que torna os meus serviços diferentes?

Escreva para fora aos clientes obter valor e os atributos de sua oferta de serviços para criar o primeiro esboço de seu posicionamento. Testá-lo em pessoas que realmente não sabem o que fazer ou o que vender, ver suas expressões faciais e ouvir a sua resposta. Quando eles querem saber mais, porque você já despertou o seu interesse e começaram uma conversa, você saberá que você está no caminho certo.


en.wikipedia.org/wiki/Positioning_(marketing)

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