terça-feira, 3 de novembro de 2009


A sigla SWOT significa, em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças). Os Pontos fracos e fortes são fatores internos da empresa. Oportunidades e Ameaças são fatores externos. A análise SWOT é uma forma de examinar uma empresa, podendo se ter conhecimento dos fatores que afetam seu funcionamento. Essa análise facilita o empresário a focar nos seus pontos principais de sua empresa, dando a ele uma base ao seu planejamento.
Um ponto forte de sua empresa poderia ser:

• Vasto conhecimento em marketing, especializado na área.
• Um novo produto ou serviço inovador.
• A localização da empresa.

• Qualidade dos processos e procedimentos.

• Qualquer outro aspecto que adicione valor ao seu produto ou serviço.

Um ponto fraco da sua firma poderia ser:

• Falta de conhecimento em marketing.

• Produtos ou serviços semelhantes (ex. Em relação a seus competidores).

• A localização do seu negócio.
• Baixa qualidade de seus produtos ou serviços.
• Reputação duvidosa.
Uma oportunidade para seu negócio poderia ser:

• Um mercado em desenvolvimento, por exemplo: a internet.
• Fusões, junção entre empreendimentos ou aliança de estratégias.

• Mudança para novas áreas do mercado, às quais oferecem melhores lucros.
• Um novo Mercado Internacional.
• Uma vaga no Mercado causada pela ineficácia da competição.

Uma ameaça poderia ser:

• A entrada de um novo competidor em sua área empresarial.
• Guerra de preços com competidores.
• Um competidor tem um novo produto ou serviço inovador.
• A competição possui um melhor acesso aos canais de distribuição.
• Taxas são introduzidas ao seu produto ou serviço.

Para uma análise SWOT bem sucedida, pode-se seguir uma regra:
• A análise SWOT deverá distinguir entre: onde sua empresa se localiza hoje e onde ela estará no futuro.
• A análise SWOT deverá ser sempre específica. Procure evitar áreas desconhecidas.
• Sempre aplique a análise em relação a seus competidores, por exemplo: os melhores e piores fatores entre sua empresa e a competição.
• Mantenha sua análise SWOT curta e simples. Evite complexidade e análise demasiada.

• A SWOT é subjetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário