segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Auditoria de Marketing


Auditar o Marketing é impedir que informações importantes de um empresa se perca pelo caminho e, também, que ao final dos relatórios, os mesmos saiam o mais simples possível, contendo precisamente os custos de retenção, bem como conquista de clientes. Esses relatórios não devem conter informações inúteis, pois isso dificultará na análise. Para que a auditoria de marketing se dê com sucesso, a empresa deve fazer, a si mesma, algumas perguntas como: A empresa tem hoje as ferramentas que permitam saber qual é o custo marginal por cliente conquistado? Os custos de conquista são maiores ou menores, se comparados aos custos de retenção de clientes? Quanto se paga por publicidade, comunicação, pesquisas, planos de Marketing? E qual é a margem de retorno financeiro sobre esse tipo de investimento? É a partir dessas questões que a auditoria trabalha, respondendo a essas questões, conhecer melhor sua própria empresa e seu fluxo de informação, investimentos/retorno, controles e, consequentemente, evite tomar caminhos mais longos e demorados.

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